Missionários: Alex & Lidiana Marques
Missionários: Alex & Lidiana Marques

MISSÃO MACEDÓNIA

                  “Passa e ajuda-nós” At.16-9

 

   Já há 01 ano no campo missionário em Portugal com minha esposa grávida de 09meses de nossa primeira filha Hadassa, no domingo ensolarado do dia 17 de Junho de 2012 senti uma forte convicção pelo Espirito Santo em separar um tempo à oração e em um monte próximo à igreja que servimos atualmente como missionários meditando nas escrituras sobre o grande desafio de anunciar o evangelho em uma  das regiões não alcançada nesse continente onde enxergamos tanto trabalho a se fazer! Falando apenas de  Portugal  onde temos  01 igreja para quase 8mil habitantes segundo estatistica atualizada do site Missão global 2015 e derrepente saltou em meus olhos o texto de Atos.16-9 onde o apóstolo Paulo recebe a visão do macêdonio rogando ajuda, imediatamente  dediquei-me a estudar o contexto que quero compartilhar com os amados :

  Este, talvez, seja um dos capítulos mais conhecidos da maioria em função de dois episódios que demasiadamente já foram usados em pregações e estudos durante muitos anos: (1) A visão que o apóstolo Paulo recebeu do macedônio que lhe rogara: "Passa a Macedônia e ajuda-nos" (v. 9) e (2) a afirmação ao carcereiro: "Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa" (v.31). Porém, entre tantas, algumas observações essencialmente importantes na compreensão do texto chamou-me a atenção:
          a) Paulo e sua equipe, entre eles Timóteo, estavam motivados para visitarem algumas Regiões e anunciarem o Evangelho, mas por duas vezes foram impedidos pelo Senhor, conforme citação dos versos 6 e 7. Somente em Trôade (parte da Turquia) Paulo compreendeu a direção que deveriam seguir (v.10), e partiram (v.11).

          b) Em Trôade, na cidade de Filipos, Deus "abriu o coração" de Lídia (ou a lídia, por ser originada da região chamada Lídia que era a parte ocidental da Ásia Menor) para "atender às coisas que Paulo dizia" (14). O ambiente era de proibição de cultos públicos dos judeus pelo imperador Cláudio. Mas "Depois de ser batizada, ela e toda a sua casa" (v.15) pediram para que os missionários se hospedassem em sua casa, onde ali ficaram. Eles foram os primeiros na Europa a se converterem pelo ensino fiel das Escrituras. Depois de presos, os missionários voltaram à casa de Lídia (v.40) para confortá-los. Assim, a casa de Lídia tornou-se um local secreto de reuniões da recém-congregação de "irmãos da fé" sendo estes os pioneiros da igreja filipense.

 

Diante do que o texto nos ensina, algumas lições aprendemos:

          a) Pelo princípio da fé bíblica sou convencido do quanto minha vida deve ser instrumento útil nas mãos do Senhor para a evangelização e discipulado de novos Cristãos;
          b) Aprendo que, embora seja difícil compreender a direção de Deus, devo sempre confiar que onde ele me levar, fará exatamente o que ele planejou fazer em e por meio da minha vida. Logo, não posso me angustiar de onde saí, e sim, confiar NELE para onde quis e quer me levar;

          c) Compreendo e me sinto encorajado ainda mais a valorizar, ainda que apenas uma pessoa no processo de discipulado pessoal através de Relacionamentos,
          d) Me sinto também, cheio de esperança no Senhor, quanto ao trabalho de pequenos grupos (cultos nos lares). Onde há exposição clara das Escrituras e relacionamentos fortalecidos pela mesma fé, o que se testemunha é a edificação de uma igreja destemida na sua vocação.


Sente-se desafiado? Oremos juntos agora...

"Querido Senhor Jesus, me alegro muito nos Seus caminhos e por me fazer enxergar o quanto Sua condução é segura e reveladora. Perdoa-me por muitas vezes não compreender Seus métodos de me fazer crescer em confiança. Livra-me de toda agitação interior que me impeça de ter paz para esperar e de chegar onde o Senhor mesmo quer. Obrigado por cuidar da minha vida e da minha casa e colocar compaixão pelos perdidos em meu coração. Obrigado por Ser presente em todos os momentos da minha história. Leva-me e usa-me onde deseja, e faça o que não farei jamais longe da Sua orientação. Em nome de Jesus, oro crendo."

 

Ø Visão do Projeto: Missão Macedónia 

   Somos uma rede de parceiros agindo em torno do propósito missionário e servindo como plataforma para despertar,encorajar e incentivar jovens a se comprometerem com Deus, família, sociedade, igreja e missões.

Concentramos-nos em ocupar algumas lacunas que precisam ser preenchidas pela grande comissão para alcançarmos os perdidos a qualquer custo o quanto antes. 

Realizamos nosso trabalho através de parcerias com igrejas,agências missionárias, empresas etc feitas em torno de propósitos comuns. Não somos uma Igreja, trabalhamos lado a lado com ela, não temos uma sede, não recebemos dinheiro para repassar aos missionários.

 Todo processo de investimento é direto, sem intermediários. Também não temos cor, emblema, nem placa denominacional, não fazemos acepção de pessoas, que Possam ser ajudadas e de alguma forma possamos transmitir os valores do Reino de Deus. 

Entendemos o termo missões amplamente! Desde o trabalho realizado em um centro urbano ou voltado apenas àquelas áreas mais carentes onde não há presença da igreja, alcançando até os lugares mais distantes da nação e do mundo fazendo JESUS CRISTO conhecido.

ESTRATÉGIA DO TRABALHO DE EVANGELIZAÇÃO:

Oração:

A base de atuação de nosso ministério é a ORAÇÃO. Entendemos que o processo de evangelização começa quando falamos com Deus sobre alguém e não, necessariamente, quando falamos com alguém sobre Deus. O Espírito Santo de Deus é que gerencia todo processo de evangelização. Assim, precisamos DELE o tempo todo e em todo tempo. “Sem Mim, nada podeis fazer”, disse Jesus (João 15:5).

 

Evangelização:

Evangelizar não é apenas pregar o Evangelho a alguém, mas sim tomar uma iniciativa de ajudar alguém a dar um passo em direção a Deus. É uma aventura prazerosa e gratificante, ao nos tornarmos participantes do projeto de Deus de resgate de vidas para a eternidade com Deus.

Assim, procuramos estabelecer pontes, através de pontos de contato, quebrando barreiras na busca de um relacionamento de amizade, através da qual nossa vida e nossa experiência pessoal com Deus falam mais alto que nossas palavras.

 

Discipulado:

A ordem de Jesus foi “Ide e fazei discípulos...” (Mateus 28:19-20). Fazer discípulos tem sido o nosso foco, nossa MISSÃO. Para isso evangelizamos. 
Ao desejar aceitar Jesus Cristo para uma nova vida, a pessoa inicia um processo de discipulado, que chamamos “Operação Timóteo”. O nome vem da recomendação de Paulo a Timóteo na 2ª Carta, 2.2. O princípio é que todo “Paulo” (discipulador) tenha um “Timóteo” (discípulo).

A “Operação Timóteo” consta de 1 livreto grátis, com 4capítulos, o novo “Timóteo” estará aprendendo sobre as bases de sua fé em Deus e sobre a vida cristã, com base na Bíblia, em encontros, de preferência semanais, e em local da melhor conveniência de ambos.

 

Multiplicação:

Concluída a “Operação Timóteo”, ou até mesmo durante o seu curso, o novo discípulo é desafiado e estimulado a torna-se um discipulador -- um “Paulo”: orando por pessoas do seu ciclo de relacionamento, levando-os a Jesus e fazendo a Operação Timóteo com eles. É a multiplicação espiritual. 

 

BASE BÍBLICA:

E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar
                                                                                             Atos 2:42-47

 

 

"Por que alguém deveria ouvir do evangelho duas vezes, quando há pessoas que não ouviram nenhuma vez?" Oswald Smith.

 

Ø  NOSSA MISSÃO

Mobilizar a igreja no recrutamento, treinamento, envio e cuidado do missionário e sua família para o serviço às nações, no plantio de novas igrejas e atuando em todas as áreas de necessidade da comunidade e igreja local, fortalecimento e formação de igrejas autóctones. 

 

Seu Conservo.

Alex Marques

Missionário


 

 

 

 

...CLICK NA FOTO E AVANCE NA SUA VOCAÇÃO!
...CLICK NA FOTO E AVANCE NA SUA VOCAÇÃO!

 


contador de visitas no blog